Secretária sai em defesa de abrigo para menores

DSC09720Natália Lúcia Petry. O intuito foi prestar esclarecimentos acerca do projeto de construção de um abrigo para menores no bairro Jaraguá Esquerdo. O vereador Jeferson de Oliveira participou de reuniões sobre o assunto.

Parte da comunidade local, através da Associação de Moradores, manifestou-se contrária à obra, alegando que a área de lazer seria desativada para esta finalidade. No entanto, a secretária descartou esta possibilidade. “Em momento algum a administração falou em retirada da área de lazer”, afirmou.

Segundo ela, o espaço será inclusive utilizado pelas crianças e adolescentes se o projeto for efetivamente viabilizado. Natália informou que a construção do abrigo atende exigência legal e que há um comprometimento do poder público em entregar o espaço até o fim de 2014. O abrigo existente fica localizado no antigo Procad, no bairro Tifa Martins, e acolhe atualmente 26 crianças e adolescentes.

“Desde a sua instalação, a Promotoria alertou que o local era inadequado e que deveria ser provisório. Mas este provisório se estende desde o ano 2000”, revelou Natália. A nova estrutura, contou, terá capacidade para 20 menores e contará com equipe multidisciplinar e atendimento 24 horas.

A secretária esclareceu que a escolha do terreno ocorreu após levantamento do Ipplan (Fundação Pesquisa Instituto de Planejamento de Jaraguá do Sul), e tem por base critérios técnicos como as dimensões e localização, como proximidade a escolas, creches, postos de saúde e fácil acesso à comunidade. ”As crianças tem de zero a 18 anos, a maioria abaixo de 12 anos, bebês inclusive. Não oferecem nenhum risco a sociedade. Elas são as vítimas”, declarou.

Natália também reforçou o fato de as crianças serem vítimas da negligência de adultos e que tem direito ao convívio social. Ela fez referência aos artigos 3º e 4º da Lei 8069, conhecida como Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA. O texto assegura os direitos da criança e do adolescente e atribui à família, à sociedade e ao poder público a responsabilidade pela efetivação destes direitos. “Estas crianças não podem e não devem viver isoladas, para que não sejam também negligenciadas pela sociedade, uma vez que já foram dentro dos seus próprios lares”, reforçou.

A secretária informou, ainda, que a administração voltou a analisar outras possibilidades de imóveis para receber o abrigo, visto a solicitação da comunidade. “Seria bem melhor que estivéssemos anunciando uma escola, um centro de educação infantil, um posto de saúde, mas não vamos tapar sol com a peneira. Jaraguá do Sul tem problemas sociais sim, e o município precisa dar conta desta demanda”, disse.

O vereador Jeferson de Oliveira solicitou que a comunidade, através da Associação de Moradores, seja mantida informada sobre todo o processo.