Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Secretário discorre sobre pontes do município

COMPARTILHE

DSC04829O secretário municipal de urbanismo Ronis Bosse participou da sessão ordinária de ontem, 20, para discorrer sobre os trabalhos de sua pasta, especialmente sobre a situação das pontes e da possibilidade de ampliação da área urbana municipal.

Segundo Bosse, o Instituto Jourdan elencou no Plano de Mobilidade Urbana diversas regiões em Jaraguá do Sul que receberão pontes estratégicas. Cinco delas recebem atenção especial do instituto e da secretaria. “Pelo curto prazo para a execução, precisamos focar nossos esforços para que essas pontes sejam finalizadas ainda nessa gestão”, esclareceu Ronis. Entre as obras que serão finalizadas ou construídas estão a Ponte do Curtume, Ponte Rau/Amizade, Ponte do São Luiz, Ponte da Barra do Rio Cerro e a ponte que liga o os bairros Chico de Paula e Amizade.

O secretário explicou que cada uma das obras está em uma fase diferente de andamento. “Algumas pontes estão em fase de licitação, outras em planejamento e cada uma com as suas peculiaridades”, comentou. Sobre a pendência judicial da Ponte do Curtume, Bosse revelou que no próximo dia 25 uma decisão definitiva sobre a continuação da obra deve ser divulgada. “Assim que receber uma resposta favorável, a prefeitura vai mobilizar a empresa responsável e num prazo de 60 dias a ponte deve ser concluída”, afirmou. Ronis Bosse contou que para otimizar o tempo, encaminhou a execução de um acesso ao lado da Rua Walter Marquardt para essa ponte. A implantação de galerias e asfaltamento está prevista para o acesso que deve ser finalizado em até cinco meses.

Conforme Bosse, a Ponte do Rau/Amizade deve ter o projeto liberado para licitação em 15 dias. O secretário municipal também afirmou que a conclusão das obras de extensão da Ponte da Barra do Rio Cerro está em processo licitatório e deve ser iniciada no segundo semestre desse ano. “Os estudos sobre a implantação da Ponte do São Luiz ainda estão em andamentos e a previsão é que a obra fique pronta até 2016”, informou.

Para Ronis Bosse o principal problema enfrentado na implantação dessas obras são as desapropriações de casas e terrenos, como é o caso da ponte que liga o os bairros Chico de Paula e Amizade. “Os projetos para a construção dessa ponte estão quase finalizados, mas existe resistência por parte de alguns moradores quanto as desapropriações e esse é um problema constante”, lamenta Bosse.