Secretário discorre sobre pontes do município

DSC04829O secretário municipal de urbanismo Ronis Bosse participou da sessão ordinária de ontem, 20, para discorrer sobre os trabalhos de sua pasta, especialmente sobre a situação das pontes e da possibilidade de ampliação da área urbana municipal.

Segundo Bosse, o Instituto Jourdan elencou no Plano de Mobilidade Urbana diversas regiões em Jaraguá do Sul que receberão pontes estratégicas. Cinco delas recebem atenção especial do instituto e da secretaria. “Pelo curto prazo para a execução, precisamos focar nossos esforços para que essas pontes sejam finalizadas ainda nessa gestão”, esclareceu Ronis. Entre as obras que serão finalizadas ou construídas estão a Ponte do Curtume, Ponte Rau/Amizade, Ponte do São Luiz, Ponte da Barra do Rio Cerro e a ponte que liga o os bairros Chico de Paula e Amizade.

O secretário explicou que cada uma das obras está em uma fase diferente de andamento. “Algumas pontes estão em fase de licitação, outras em planejamento e cada uma com as suas peculiaridades”, comentou. Sobre a pendência judicial da Ponte do Curtume, Bosse revelou que no próximo dia 25 uma decisão definitiva sobre a continuação da obra deve ser divulgada. “Assim que receber uma resposta favorável, a prefeitura vai mobilizar a empresa responsável e num prazo de 60 dias a ponte deve ser concluída”, afirmou. Ronis Bosse contou que para otimizar o tempo, encaminhou a execução de um acesso ao lado da Rua Walter Marquardt para essa ponte. A implantação de galerias e asfaltamento está prevista para o acesso que deve ser finalizado em até cinco meses.

Conforme Bosse, a Ponte do Rau/Amizade deve ter o projeto liberado para licitação em 15 dias. O secretário municipal também afirmou que a conclusão das obras de extensão da Ponte da Barra do Rio Cerro está em processo licitatório e deve ser iniciada no segundo semestre desse ano. “Os estudos sobre a implantação da Ponte do São Luiz ainda estão em andamentos e a previsão é que a obra fique pronta até 2016”, informou.

Para Ronis Bosse o principal problema enfrentado na implantação dessas obras são as desapropriações de casas e terrenos, como é o caso da ponte que liga o os bairros Chico de Paula e Amizade. “Os projetos para a construção dessa ponte estão quase finalizados, mas existe resistência por parte de alguns moradores quanto as desapropriações e esse é um problema constante”, lamenta Bosse.