Sindicatos vão ceder funcionário para agência

Representantes de sindicatos de trabalhadores, da Prefeitura, da Secretaria de Desenvolvimento Regional se somaram aos vereadores para reivindicar melhorias ao representante maior do Ministério do Trabalho e Emprego no Estado. O superintendente regional Rodrigo Minotto participou nesta tarde, 13, de uma reunião na Câmara de Vereadores para discutir melhorias para a agência local.

A estrutura chegou a permanecer com apenas um funcionário, até o começo do ano, além da falta ou pouca atuação dos fiscais. Ainda no mês de janeiro, o vereador Francisco Alves, propositor da reunião, foi a Florianópolis para audiência com o superintendente, ocasião em que protocolou um ofício relatando a precariedade no atendimento. O documento foi levado por Minotto a Brasília e entregue ao então ministro interino do Trabalho.

Após uma série de contatos e tratativas, dois novos funcionários foram direcionados para a agência da cidade, um de Brasília e outro vindo do Paraná. Ambos já estão atuando. Minotto relatou que ocupa o cargo desde julho de 2011 e admitiu as dificuldades decorrentes da falta de recursos, a cargo do Ministério do Planejamento, em Brasília. “Estive por três anos à frente do Sine e tínhamos facilidade de gestão, o que não ocorre no Ministério”, relatou.

Segundo ele, em termos de equipe são aproximadamente 120 auditores fiscais, dos quais 30 trabalham no setor administrativo e o restante fazendo as inspeções. As fiscalizações são divididas por áreas, o que representa de 4 a 5 funcionários por grupo de trabalho para atender a todo o Estado. O superintendente sugeriu às lideranças locais que intervenham politicamente visando tentar melhorar a situação.

Por fim, Rodrigo Minotto sugeriu as entidades que contratem e direcionem um funcionário para atuar na agência na confecção da carteira de trabalho, que representa a maior demanda – cerca de 400 são produzidas ao mês. Ele também disse que estaria buscando transferir para Jaraguá do Sul a emissão do documento, hoje feita em Joinville e levando cerca de 60 dias.

Alguns sindicatos acataram a sugestão e estarão viabilizando, através de termo de cooperação técnica com o Ministério, a disponibilização de um funcionário para a agência, até a realização de concurso público pelo governo federal. Outros encaminhamentos foram tirados, como a formalização de um ato de repúdio pelos sindicatos de trabalhadores e de uma moção de apelo pela Câmara de Vereadores, ambos a serem enviados ao superior máximo em Brasília.

O vereador Francisco Alves sugeriu a realização de uma campanha para que os trabalhadores encaminhem a carteira de trabalho nos últimos meses, diminuindo assim as filas comuns no começo do ano.