Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Vereador contesta criação de ponto de coleta seletiva

COMPARTILHE

DSC02211O vereador Jair Pedri questionou, na sessão desta quinta-feira, 8, o projeto da Fujama (Fundação Jaraguaense do Meio Ambiente) de criar um ponto de coleta seletiva em um terreno próximo a Arena Jaraguá. Ele tomou conhecimento da iniciativa por meio de reportagem publicada no caderno ANJ, do jornal A Notícia de ontem.

Pedri leu trechos da reportagem que aponta a intenção da administração municipal de recuperar o terreno da Prefeitura há anos usado irregularmente como depósito de lixo, na Rua Leocádio Osmar Rodrigues, no bairro Vila Lenzi. Como reproduziu o vereador, a intenção é “facilitar o processo de reciclagem e acabar com o depósito irregular de entulhos no terreno da Prefeitura”.

Ainda conforme o texto, o projeto está em andamento e prevê o uso de contêineres para cada tipo de material. Não serão aceitos lixo domiciliar, materiais de construção e resíduos perigosos, como lâmpadas. “É uma vergonha ter um depósito de lixo ao lado de um cartão-postal. A Prefeitura limpa, mas logo depois está cheio de entulhos de novo”, relata um morador.

O vereador disse ter tentado, sem sucesso, contato com o presidente da Fujama, Leocádio Neves e Silva, que se encontrava em reunião pela manhã de ontem. Pedri afirmou que sua intenção é contribuir com a administração, por isso busca conversar com os secretários antes de se manifestar na tribuna. No entanto, disse ter sido procurado por moradores da região, preocupados com a intenção.

“Eu sinceramente não entendo que regular uma área irregularmente usada como lixo seja instalar contêineres. Até porque esteticamente vai ficar esquisito”, comentou o vereador, acrescentando que existem outros “mini depósitos” de lixo na cidade, a exemplo da Rua José Emmendöerfer, que deveriam também receber os contêineres.  Na opinião dele, o terreno da Prefeitura deveria ser murado, impedindo o depósito irregular de lixo por moradores.

O líder de governo, Arlindo Rincos, comprometeu-se em conversar sobre o assunto com o presidente da Fujama.