Vereador Juraszek busca informações sobre obras de desassoreamento dos rios

DSC02098Os moradores dos bairros Barra do Rio Cerro, Rio da Luz, Rio Cerro I e II, Jaraguá 84 e 99 e Garibaldi aguardam ansiosos o início das obras de desassoreamento dos rios Jaraguá, da Luz e Rio Cerro e dos ribeirões Chico de Paulo e Três Rios. Como a aproximação do período de chuvoso do ano, a preocupação da população é com as enchentes, já que os rios são os principais escoadouros da água das chuvas.

O vereador Eugênio Juraszek está preocupado com o fato de as obras não terem sido iniciadas. O parlamentar se reuniu ontem, 08, com o secretário, Marcelo Heinz Prochnow e com o diretor da Secretária Municipal da Defesa Civil, Maicon Leandro da Costa, onde ressaltou que os moradores ainda sofrem consequências das últimas cheias e que as obras são emergências. “Conheço a tristeza das famílias com as perdas dos seus bens e da intranquilidade quando se inicia as chuvas. Este recurso vem através da Defesa Civil do Estado, que reverte ao Município em serviço, mas ainda estamos brigando por outros que a administração anterior deixou escapar pelo vão dos dedos. E só posso agradecer a administração municipal e o belo trabalho da defesa civil”, disse Juraszek.

O secretário afirmou que o projeto no valor de R$ 3,4 milhões aguarda liberação de recursos do Governo do Estado. “Solicitamos uma atenção especial da Defesa Civil Estadual para que possamos realizar as obras necessárias na cidade, para darmos mais segurança aos jaraguaenses”, explicou Prochnow. Marcelo explicou que os recursos serão utilizados para desassorear 180 pontos, numa área de treze quilômetros, no trecho da Tifa dos Húngaros a Barra do Rio Cerro.

Marcelo aproveitou o encontro para apresentar os projetos do setor. Entre eles, formar Núcleo Comunitário de Defesa Civil (Nudec) que tem o objetivo de envolver as comunidades em áreas de risco, incentivando a construção de uma consciência coletiva acerca da preservação do meio ambiente local, sobre a ótica da minimização dos desastres.

Segundo Maicon da Costa, a proposta do Nudec é estratégica. “Hoje, os elos mais importantes para a Defesa Civil de Jaraguá do Sul são justamente os Nudec, que vão trabalhar dentro dos bairros de Jaraguá do Sul. É nossa ideia que todas as comunidades do município tenham pessoas ligadas a estes núcleos”, ponderou. Ele explicou que a meta é conseguir um efetivo de 150 voluntários. Hoje, a Defesa Civil conta 100 voluntários sendo operantes aproximadamente 30 destas pessoas.