Em busca de alternativas para crise na avicultura

DSC08973Avicultores do Estado lotaram o plenarinho da Assembleia Legislativa de Santa Catarina na tarde de ontem, 04, durante audiência pública realizada para buscar alternativas para conter a crise no setor avícola. Pelo menos 25 representantes Jaraguá do Sul participaram da reunião que contou com representação de autoridades municipais, estaduais e federais e das empresas do segmento. O presidente da principal integradora do estado, a JBS Aves Brasil, Jamis Cleary, disse que está aberta a negociação com os avicultores e que apresenta uma solução até o dia 23 deste mês.

Ao receber das mãos do vereador Eugênio Juraszek, cópias da pesquisa de campo, realizada pelo Instituto de Planejamento Físico-Territorial (Ipplan), sobre o impacto econômico gerado pelo fechamento da Seara/Mafrig, Jamis Cleary se comprometeu em avaliar a situação. “Adquirimos a empresa recentemente e não tínhamos conhecimento dos pormenores dessa situação”, disse, salientando que irá solicitar ao setor competente uma analise minuciosa dos maquinários da fábrica fechada desde 2011. O vereador lembrou a situação preocupante dos agricultores que tem na atividade a principal fonte de sustentação econômica. “Tínhamos 100 aviários em funcionamento, alguns perderam o animo e se desfizeram da estrutura, mas temos 38 parados há mais de dois anos, totalmente conservados e funcionando ao aperto de um botão, esperando para alojar frangos, e tragicamente 58 avicultores com dívidas pesadas somente em Jaraguá”, explicou Juraszek.

Existem dois pontos cruciais que está sendo discutido: a reativação da unidade da antiga Seara/Mafrig, pela JBS, e a questão dos avicultores que estão preocupados com as dívidas.

BB vê medidas

DSC08949

Cumprindo agenda em defesa dos avicultores, o deputado estadual Carlos Chiodini e o vereador Eugênio Juraszek se reuniram também ontem com o superintendente de Agronegócio do Banco do Brasil, Marcelo Canto, para discutir a possibilidade de prorrogação ou renegociação de dívidas dos produtores rurais.

Juraszek destacou a necessidade de adotar medidas que poderão auxiliar os produtores, como as descritas nas resoluções do governo federal que estabelece uma mobilidade financeira, em momentos de crise. “É importante renegociar as dívidas, para que eles possam buscar alternativas de renda na propriedade com outras atividades. Estamos preocupados com os produtores” afirmou.

Canto explicou que há uma resolução do Banco Central em vigor que estabelece que os inadimplentes podem renegociar dívidas, mas não tão vantajosa. Um dos pontos é taxa de juros ampliadas e o prazo para pagamento. Ele destacou que os avicultores não hesitem em procurar as agências que contraíram o financiamento próximo ao vencimento de cada parcela, para que elas sejam remanejadas.

O superintendente solicitou a união de forças na redação de documento a fim de reforçar os pedidos feitos pelas organizações ligadas ao setor. O deputado Carlos Chiodini se comprometeu em auxiliar nas solicitações dos avicultores da região que buscam garantir melhorias urgentes, como o alongamento nos prazos de financiamentos, fixação de juros mais baixos. “Vamos formalizar a solicitações para que a gente leve adiante a discussões”, explicou Chiodini.