Vereadores criticam gastos públicos com a Copa

DSC09587O vereador Jair Pedri utilizou o espaço da Palavra Livre da sessão desta quinta-feira, 10, para demonstrar sua indignação em relação aos gastos públicos com a realização da Copa do Mundo. Para ele, o povo brasileiro acabará pagando a conta bilionária do mundial.

O parlamentar considerou constrangedor o que vem acontecendo no Brasil. Ele pediu a mesma vontade política e o mesmo investimento aplicado pelo Governo Federal na construção de estádios e aeroportos também em áreas como saúde, educação e habitação, que estão deficientes em todo país.

Para ele, o dinheiro público existe, mas falta fomento em todas as áreas enquanto sobra para a construção dos elefantes brancos. “Se nós temos capacidade suficiente e vontade política para termos a qualidade que está se oferecendo dentro do estádio, temos como se oferecer isso nos serviços públicos”, disse o parlamentar, cobrando os mesmos investimentos para atender as necessidades básicas da população, como redução das filas nos postos de saúde, vagas em creches e outros.

Jeferson de Oliveira citou que o custo inicial como evento era de R$ 10 bilhões  e atualmente já está em R$ 30 DSC05065bilhões. Citou o aumento no custo das obras das arenas que tiveram um saldo de 43% desde a previsão inicial. Também que deste valor, 83,6% saíram dos cofres públicos, sendo que apenas R$ 4,2 bilhões são da iniciativa privada. Os parlamentares demonstraram preocupação com o legado deixado aos brasileiros, pois, segundo eles, na África do Sul – país sede da Copa do Mundo de 2010, o povo paga os gastos mensais dos estádios até hoje. “Não sou contra o evento, mas preocupo-me com o pós-Copa e com a conta gigantesca que ficará para a população, pois tenho certeza que a Fifa não pagará”, destacou Jair Pedri.