Vereadores exaltam data que combate violência contra idoso

DSC08074Na reunião plenária desta terça-feira, 13, os vereadores Natália Lúcia Petry e Jair Pedri lembraram que o Dia Mundial de Combate à Violência contra o Idoso, celebrado amanhã, 15, é um momento para refletir sobre a importância do exercício da cidadania e respeito aos direitos assegurados no Estatuto do Idoso. Para os parlamentares, a data é uma forma de repúdio aos tipos de violência contra pessoas com idade igual ou superior a 60 anos, ou até mesmo abandono, muitas vezes, provocado pelos próprios familiares.

Natália Lúcia Petry explicou que a falta de diálogo e de apoio físico, em muitos casos, acelera o processo de envelhecimento, podendo desencadear doenças. “A maior e a pior forma de violência que se comete conta um idoso é não aceitá-lo dentro da família”. Ela apresentou dados da violência contra idosos que cresce a cada ano em Jaraguá do Sul. Em comparação a 2011, as denúncias de violação de direitos aumentaram aproximadamente 80%. No ano foram 107 denúncias de violação de direitos, sendo que 60% foram mulheres e 40% de homens. Em 2012, foram 192 denúncias e até o mês de junho de 2013, foram 63 denúncias. Deste total, 62 % foram mulheres e 30% conta homens.

Jair Pedri propôs a criação de lei que institui o Dia Municipal de Conscientização contra a Violência contra a Pessoa Idosa. Ele também salientou que como é fundamental uma campanha de incentivo a novas denúncias. Também destacou que a defesa dos direitos da pessoa idosa é responsabilidade de todos. “A obrigação de dar assistência ao idoso começa na família, e depois é da comunidade, da sociedade e do poder público. A família tem que estar preparada e aberta para acolher o idoso, para evitar qualquer tipo de violência”, afirmou.