Vereadores querem ampliar segurança nas escolas

417665_161479834007962_656896256_nInibir acidentes de trânsito, venda de drogas e bebidas alcoólicas, assaltos e outros delitos nas proximidades das escolas de Jaraguá do Sul, através da criação da “área de segurança escolar”, é a proposta da vereadora Natália Lúcia Petry. Apresentado na Câmara Municipal em 2009 e vetado pela ex-prefeita Cecília Konell, na indicação, a parlamentar salienta que sua intenção é levar maior segurança a alunos, professores e funcionários no entorno das unidades de ensino.

A vereadora explica que a área de segurança escolar evitaria “a ação de diversos delinquentes e garantiria a realização dos objetivos das instituições educacionais”. De acordo com a proposta, o acesso de crianças e adolescentes a produtos farmacêuticos capazes de provocar dependência química, jogos de azar e eletrônicos está proibido. Oferecer iluminação pública adequada nos acessos às instituições, pavimentar ruas e manter as calçadas em perfeitas condições de uso, podar árvores e promover a limpeza de terrenos são algumas das ações listadas na proposta como imprescindíveis para assegurar a qualidade das áreas de segurança escolar. A vereadora acrescenta que todas essas atividades ficarão a cargo do Executivo, que poderá mantê-las com o apoio da comunidade e da iniciativa privada.

O texto da indicação, apresentada em 2009, servirá de base para possíveis alterações dos vereadores, como inclusão da construção de faixas elevadas e outras alterações. O assunto foi tema da reunião entre vereadores e diretoria de Trânsito da Prefeitura de Jaraguá do Sul, realizada ontem, 14, na Câmara de Vereadores. O diretor de Trânsito, Rogério Luiz Kumlehn compreende a importância do assunto. Para ele, a união de esforços aumenta a segurança nas escolas. Por trata-se de um projeto de lei que deve partir do poder Executivo, a vereadora, em conjunto com os demais parlamentares, pretende encaminhar uma minuta do projeto, para que o mesmo seja então protocolado pelo prefeito e votado pela Câmara. Natália pediu aos colegas que apresentem sugestões à proposta num prazo de 15 dias.