Aprovados recursos para nova sala de cirurgia no H. São José

Os vereadores de Jaraguá do Sul aprovaram, em sessão nesta quinta-feira (5) na Câmara Municipal, um projeto de lei que libera recursos para a aquisição de equipamentos de tecnologia médica que vão estruturar uma nova sala de cirurgia no Hospital São José. Para isso, serão investidos R$ 5.628.512,52 que sairão do Fundo Municipal dos Direitos do Idoso.

O montante deve custear a compra de sistema de vídeo laparoscopia 3D, focos cirúrgicos de teto, aparelhos de anestesia, intensificador de imagem, bisturis elétricos, mesas cirúrgicas, estativas de teto, lavadora termodesinfectora, autoclaves de alta temperatura e de baixa temperatura, secadora de materiais, monitores multiparâmetros para anestesia e para recuperação. Tudo isso vai proporcionar que o HSJ realize cirurgias e procedimentos diagnósticos minimamente invasivos – chamados de procedimentos de vídeo. Ou seja, em vez de fazer uma cirurgia tradicional, com cortes na pele e, normalmente, de longa duração, os equipamentos vão viabilizar os procedimentos através de vídeo, que são menos invasivos e oferecem uma recuperação mais rápida do paciente.

No ano passado, os parlamentares jaraguaenses já haviam aprovado R$ 3 milhões para a construção de um novo centro cirúrgico no H. São José. No mês passado, eles visitaram as obras que estão sendo realizadas na unidade.

O Fundo Municipal do Idoso, que está financiando a compra dos equipamentos, utiliza, entre outas formas de arrecadação, recursos doados por pessoas físicas e empresas através do abatimento do imposto de renda. Qualquer pessoa pode fazer doações, não só ao FMI, mas também ao Fundo Municipal da Infância e da Adolescência. Segundo as regras estabelecidas pela Receita Federal, é possível disponibilizar 3% do IR de cada pessoa física para cada um dos fundos.

O projeto de lei desta quinta-feira foi aprovado pela unanimidade dos vereadores e enviado ao Executivo para sanção do prefeito Jair Franzner.

Sessão:

Sessão Ordinária - 05/05/2022