Comdim realiza reunião e inicia preparativos para o Agosto Lilás

As procuradoras da Mulher da Câmara Municipal de Jaraguá do Sul, vereadoras Nina Santin Camello (PP) e Sirley Schappo (Novo), receberam no Legislativo jaraguaense as integrantes do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (Comdim) na manhã desta quarta-feira (20). Durante o encontro foram tratados diversos assuntos relacionados aos direitos femininos. Além das parlamentares, também participaram da reunião a presidente do Comdim Letícia Santana, a vice-presidente Luana Casanova, e representantes das demais instituições que fazem parte do Conselho.

Um dos temas que tomaram a pauta da reunião foi o apoio à construção de uma nova sede para a Delegacia de Proteção à Criança, Adolescente, Mulher e Idoso (Dpcami) em Jaraguá do Sul. Desde 2010, a Dpcami está instalada em um prédio alugado na Rua Martim Stahl, no bairro Vila Nova e, segundo as vereadoras, a capacidade de atendimento já está no limite e a demanda cresce de volume todos os meses. Elas alegam que o espaço não se adequa mais às necessidades da cidade e também não proporciona a discrição necessária aos atendimentos das vítimas de violência. As parlamentares chegaram a fazer uma moção de apelo ao Governo Estadual pedindo a nova sede. As entidades do Comdim também continuarão fazendo pressão e as conversas com as autoridades envolvidas no assunto em busca do atendimento a essa demanda.

Outro assunto abordado no encontro foram os preparativos para o Agosto Lilás, mês de conscientização sobre a violência contra a mulher. A intenção das entidades que compõem o Comdim é de que a campanha deste ano enfatize a importância da participação dos homens nas atividades e atos de conscientização do combate à violência doméstica. O mês também vai marcar o aniversário de um ano da Procuradoria da Mulher jaraguaense, que foi instaurada no dia 19 de agosto de 2021.

O Comdim deve voltar a se reunir no próximo dia 17, em meio às atividades do Agosto Lilás, na sede do 14° Batalhão de Polícia Militar.