Modernização do Legislativo jaraguaense chama a atenção de Joinville

Uma comitiva da Câmara Municipal de Joinville visitou o Legislativo de Jaraguá do Sul na manhã desta terça-feira (9) para conhecer na prática o Sistema Legislativo Digital (SLD) e o processo legislativo do órgão. O grupo, liderado pelo presidente do parlamento joinvillense, vereador Maurício Peixer (PL), contou com funcionários dos setores que trabalham diretamente com o trâmite dos projetos de lei e de Tecnologia da Informação.

A comitiva foi recebida pelo presidente da Casa de Leis jaraguaense, Onésimo Sell (MDB), e pôde acompanhar a sessão ordinária realizada nesta terça-feira. Os visitantes também puderam simular as ações realizadas no SLD tirando dúvidas com funcionários dos setores de TI e de Atos Legislativos. Em setembro, vereadores de Guaramirim também fizeram o mesmo.

O SLD foi implantado no início de julho deste ano e possibilitou que todo o processo de tramitação de projetos de lei e matérias legislativas pudesse ser realizado 100% digital, diminuindo consideravelmente a quantidade de impressões  e o tempo de tramitação dos documentos na Câmara Municipal.

Presidente do parlamento joinvillense, vereador Maurício Peixer (PL), usou a tribuna para falar com os vereadores jaraguaenses

Segundo Maurício Peixer, o Legislativo de Joinville também está passando por um processo de modernização das suas instalações e dos tramites de documentos, por conta disso, estão visitando algumas Câmaras Municipais de Santa Catarina em busca de referências para ajudá-los com as mudanças.

“Procuramos novos modelos. Vi aqui em Jaraguá o modelo que tem, a agilidade que tem, a integração que tem e a resposta que dá aos vereadores e a toda à Câmara. Realmente atende àquilo que nós precisamos. O sistema digital e eletrônico favorece a agilidade e a rapidez no atendimento, mas principalmente em não utilizar o papel. Nós queremos eliminar todo o tipo de papel porque isso é econômico, como também faz bem à natureza”, enfatizou Peixer.

Confira a sessão:

Sessão Ordinária - 09/11/2021