Presidente da AMA apresenta atividades do Abril Azul na Câmara

O mês de abril é dedicado a muitas ações que visam a conscientização da sociedade sobre o autismo, transtorno que prejudica o desenvolvimento cerebral de cerca de dois milhões de pessoas no Brasil. Ele não é considerado uma doença, mas sim uma condição médica especial que traz dificuldades de interação social e de comunicação para os autistas. A presidente da Associação dos Amigos do Autista (AMA), Leila Modro, participou da sessão ordinária desta quinta-feira (04) na Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul e explicou aos parlamentares que o Abril Azul será repleto de atividades que terão o objetivo de conscientizar a população sobre o Transtorno do Espectro Autista. A iniciativa, criada em 2007, vai levar conhecimento sobre o Transtorno à sociedade e diminuir o preconceito sobre o assunto.

Na terça-feira, dia dois de abril, foi o Dia Mundial de Conscientização do Autismo e o vereador Anderson Kassner (PP) lembrou de ações que ele realizou enquanto exerceu o cargo de Prefeito no ano passado.

Leila Modro ressaltou algumas ações que serão feitas pela AMA no município. Neste sábado (06), das 8h30 às 12h, os colaboradores da instituição farão um pedágio solidário em vários pontos da cidade arrecadando dinheiro para a entidade. Os recursos serão destinados para a manutenção das atividades da AMA. “O grupo de voluntários da AMA tem em torno de 100 pessoas que tentam fazer com que a entidade fique cada vez mais forte e que as pessoas conheçam cada vez mais o autismo, acabando com o preconceito”, frisa a presidente. Ela também pediu para que outras entidades – do setor público e iniciativa privada – participem das ações do mês comprando as camisas do Abril Azul e decorando os ambientes com a cor da campanha.

O presidente da Câmara, Marcelindo Gruner (PTB), elogiou a coordenação dos trabalhos da Associação e destacou as dificuldades financeiras que entidades desse tipo enfrentam. Ele assegurou que os vereadores vão dialogar com a Prefeitura para tentar garantir repasses para a AMA e outras entidades de cunho social do município.