CONHEÇA O PROGRAMA VEREADOR MIRIM
O Programa Vereador Mirim foi instituído pela Lei Nº 6251/2012 e faz parte das ações institucionais da Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul.
Tem por finalidade a promoção da interação entre a Câmara Municipal de Jaraguá do Sul e estudantes da rede pública e particular de ensino, permitindo a compreensão do papel do Legislativo Municipal dentro do contexto social em que vive, contribuindo assim para a formação da sua cidadania e entendimento dos aspectos políticos da sociedade brasileira.

QUAIS SÃO OS OBJETIVOS?
• Ampliar o desenvolvimento da consciência política; 
• Promover o fortalecimento da democracia;
• Incentivar a formação da cidadania dos estudantes; 
• Compreender o papel do Poder Legislativo Municipal; 
• Propiciar a Integração entre o Poder Legislativo e as instituições de ensino do município de Jaraguá do Sul.
 

Legislatura 2017

 

QUEM PODE PARTICIPAR DO PROGRAMA?
A Câmara Mirim compõe-se de 11 (onze) Vereadores Mirins, correspondendo à quantidade de vereadores que compõem a Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul.
O cargo de Vereador Mirim deve ser preenchido por aluno que frequente regularmente do 6º (sexto) ao 8º (oitavo) ano do ensino fundamental regular, em escola da rede municipal, estadual ou particular do município de Jaraguá do Sul.

 

COMO ACONTECE O PROCESSO DE ESCOLHA?
As escolas interessadas em participar do Programa, deverão se inscrever junto a Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul conforme o Edital que regulamenta o procedimento de composição da Câmara Mirim.
Encerrado o período de inscrição, se constatado que o número de escolas interessadas em participar do Programa é superior ao número de cadeiras a serem preenchidas pelos Vereadores Mirins, a Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul realizará um sorteio que definirá as escolas que integrarão o Programa em 2018, bem como as que comporão o cadastro de reserva.

 

COMO É REALIZADO O PROCESSO DE ELEIÇÃO?
As escolas integrantes do Programa elaborarão as normas para o processo de escolha dos Vereadores Mirins e os respectivos suplentes, sendo possível a adoção dos seguintes instrumentos: eleições diretas ou indiretas; eleição com base na elaboração da melhor redação ou desempenho em oratória; eleição com base em análise curricular; ou ainda outro método que a instituição entender pertinente.
Cada estabelecimento escolar participante deverá eleger um Vereador Mirim e o respectivo suplente.
O Vereador Mirim será substituído pelo respectivo suplente no caso de extinção do mandato no curso do Programa.

 

DÚVIDAS
Os esclarecimentos poderão ser obtidos no setor de Programas e Ações Institucionais da Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul
47 3371-2510/ramal 242
programas@jaraguadosul.sc.leg.br
 
REDE SOCIAL