Vereadores mirins jaraguaenses recebem orientações de cerimonial

Na manhã desta quarta-feira (1°), os vereadores mirins de Jaraguá do Sul passaram por um workshop de cerimonial ministrado pela cerimonialista da Câmara de Vereadores jaraguaense, Abigail Severiano. Eles tiveram uma aula sobre as normas e as regras utilizadas nas cerimônias oficiais do Legislativo. Ao longo do ano, os jovens parlamentares passarão por várias delas, como a sessão de homenagem ao Dia do Professor, encontros regionais e sessão de posse.

Nessas ocasiões, é preciso que os presentes cumpram uma série de ritos e etapas que fazem parte das solenidades, como a composição da mesa de autoridades, o Hino Nacional, o momento de entrega de homenagem e os discursos. Tudo é roteirizado pela cerimonialista e deve ser seguido e respeitado por todos aqueles que participam do evento. Essas regras são tão levadas a sério que estão estabelecidas no Decreto Federal 70.274 de 09 de março de 1972.

“Vamos ter muitos momentos importantes durante o ano legislativo mirim e é preciso que eles saibam como se portar nessas ocasiões, mas para isso eles precisam estar preparados. Por isso fazemos todos os anos, sempre no início da legislatura mirim, esse curso de cerimonial”, destacou Abigail.

Os mirins também simularam uma sessão solene para praticar o que aprenderam Foto: Tiago Rosário/CMJS

Os vereadores mirins vão poder colocar em prática tudo o que aprenderam no workshop no próximo dia 15 de março, quando eles farão a sessão de posse de seus cargos e elegerão a Mesa Diretora Mirim do primeiro semestre de 2023. Antes disso, eles ainda passarão pelo curso de oratória, que será realizado entre os dias 6 e 10 de março.