Mirins de Jaraguá do Sul realizam última sessão de 2022

Os vereadores mirins de Jaraguá do Sul realizaram, nesta quarta-feira (23), a última sessão da legislatura 2022, com alunos da EMEB Loteamento Amizade na plateia do plenário da Câmara Municipal. Durante o ano, 12 sessões aconteceram. Nelas, foram votadas 27 indicações, cinco moções de aplauso, sete requerimentos e dois projetos de resolução. Um desses projetos estabeleceu o Código de Ética Mirim, que vai guiar as condutas dos estudantes durante o mandato de vereador mirim.

Neste ano, os trabalhos foram comandados pelas presidentes Gabriela Güths (EMEB Machado de Assis), no primeiro semestre, e Bruna Lazzarotto Silva (EEB Julius Karsten), no segundo. Os jovens parlamentares realizaram visitas a diversas instituições e ao prefeito jaraguaense, participaram de eventos como a passeata contra o abuso e a exploração infantil, fizeram cursos de oratória, de libras e de fotografia, além de homenagear seus mestres no Dia do Professor.

Ao final da reunião, o coordenador do Programa Vereador Mirim, Joel Luís Corrêa, fez um breve discurso para agradecer às escolas participantes da legislatura 2022, aos profissionais da Câmara pelo apoio prestado e aos próprios mirins. Ele afirmou que tem certeza que os jovens sairão do Programa com muitas histórias para contar, já que aprenderam que fazer política é um ato de se sensibilizar pelo problema do outro e propor sugestões que organizem melhor a vida de todo mundo.

“Eu aprendi que aqueles olhos ansiosos do primeiro dia em que nos conhecemos, no dia 8 de dezembro de 2021, tornaram-se olhos atentos para as mais diversas demandas de melhorias para o nosso município. Eu aprendi que ao acompanhar o crescimento de cada um, percebi que não cresceram apenas em tamanho, mas cresceram também as expectativas e as ideias sobre diferentes assuntos. Eu aprendi o valor da amizade, do companheirismo, da responsabilidade”, destacou.

Coordenador do Programa, Joel Corrêa discursou aos mirins para agradecer pelo ano Foto: Tiago Rosário/CMJS

Nesta última sessão, os jovens edis também votaram algumas matérias. A indicação da mirim Manuela Aragão (Colégio Marista São Luís) foi uma delas, que solicitou à Prefeitura jaraguaense a implantação de melhorias na área central da cidade como rampas de acesso para cadeirantes em todas as calçadas, superfície antiderrapante para evitar deslizamentos dos transeuntes nos dias chuvosos nossa passeios e piso tátil de alerta para pessoas com deficiência visual. A estudante defendeu a reivindicação afirmando que no município há uma grande quantidade de idosos, de pessoas que necessitam do uso de cadeira de rodas e pessoas que já não conseguem enxergar. Ela adverte que em algumas calçadas do Centro há buracos onde podem ocorrer acidentes.

“Faltam rampas de acesso nas calçadas, o que impossibilita a circulação dos usuários de cadeira de rodas. Todas essas situações são complicadas para diversas famílias, principalmente aquelas com parentes que tenham alguma deficiência e que precisam se locomover pela área central do nosso município”, explicou.

A ex-presidente Gabriela Güths também fez uma indicação que solicita ao Executivo Municipal a utilização de terrenos públicos para plantação de hortas comunitárias. “A ideia é aumentar a quantidade de hortas comunitárias existentes em parceria com a comunidade. Desta forma, além de incentivar o cultivo das hortas, os terrenos públicos mantêm-se limpos e bem utilizados”, salientou.

A mirim Natália Mews (EEB Prof. João Romário Moreira) solicitou, através de indicação, a pavimentação da Rua Gustavo A. Gumz, localizada no bairro Rio Cerro II. Segundo ela, quando chove, a via enche de buracos e de lama, oferecendo riscos a quem passa por ali. Natália relata que seu pai já sofreu um acidente de moto no local. “Também já teve carro que ficou preso na lama”, advertiu.

E a última indicação aprovada em 2022 foi de Romulo Westphal (EMEB Loteamento Amizade). Ele pediu que a Administração Municipal jaraguaense implante composteiras comunitárias em cada bairro da cidade. Esta proposta visa incentivar a reciclagem da matéria orgânica e resíduos de origem doméstica, que poderão ser transformados em adubo natural para uso da comunidade ou da Prefeitura. “Sugiro que a Secretaria Municipal de Agricultura seja a responsável por administrar esses espaços e que disponibilize um cadastro gratuito para a utilização do material produzido pelas composteiras”, solicita.

Após a sessão, Bruna Lazzarotto Silva, já como ex-presidente mirim, colocou seu quadro na Galeria de Ex-presidentes Mirins. Agora ela se junta a outros 16 jovens que também tiveram a honra de estar à frente do Legislativo Mirim.

A foto de Bruna agora estará para sempre na Galeria de Ex-presidentes Mirins Foto: Tiago Rosário/CMJS

Esta foi a última sessão de 2022, mas não a última atividade. A Câmara Mirim de Jaraguá do Sul se prepara para receber os jovens vereadores de 2023 com a diplomação deles no dia 7 de dezembro, às 9h. A cerimônia será transmitida ao vivo pela TV Câmara Jaraguá do Sul.

Ao final, os alunos da EMEB Loteamento Amizade posaram para a foto com os mirins Foto: Tiago Rosário/CMJS

Sessão:

Sessão Câmara Mirim - 23/11/2022