Vereadores propõem soluções para emergências em hospitais

Na sessão desta terça-feira (29) na Câmara Municipal, os vereadores de Jaraguá do Sul levantaram questões sobre a situação dos setores de emergência dos dois hospitais da cidade, o Jaraguá e, principalmente, o São José. Quem começou com a discussão foi o vereador Rodrigo Livramento (Novo), que relatou que esteve presente no São José nesta segunda-feira, 28 de março, para entender as necessidades e carências do local. Ele aponta que o que viu foi um descaso com a população, já que muitos munícipes estavam sendo obrigados a esperar na fila de espera por um tempo inaceitável.

Segundo Livramento, o que pôde ser visto in loco vai ao encontro das denúncias que recebe de muitos moradores jaraguaenses, como, por exemplo, a falta de médicos para dar conta de toda a demanda. “A vida está sendo menosprezada. As pessoas precisam ser valorizadas”, advertiu. Conforme informações do São José, o pronto socorro da instituição atende mensalmente a cerca de seis mil pessoas de toda a região do Vale do Itapocu.

Jeferson Cardozo (UB) também afirmou que recebe mensagens sobre as condições do pronto socorro do HSJ, mas alerta que as mesmas reclamações também são feitas ao H. Jaraguá. Ele cobrou da Administração Municipal uma ação para amenizar os problemas da população.

O vereador Anderson Kassner (PP) também usou a tribuna do Legislativo para falar sobre o assunto e afirmar que a solução está na construção de novos prontos atendimentos e na efetivação do PA que foi implantado nas dependências do HSJ, que foi uma de suas lutas desde quando iniciou os trabalhos de vereança. Este é o primeiro PA em Jaraguá do Sul e o seu objetivo é o de atender a pessoas com problemas de saúde menos urgentes a fim de justamente desafogar os prontos socorros das unidades hospitalares.

Porém, Kassner lembra que o local foi utilizado para atender a casos de Covid-19 durante os anos de 2020 e 2021 e até agora não está atendendo aos casos comuns. Para o parlamentar, chegou o momento de o PA funcionar e ajudar a atenuar as filas na emergência do hospital. Ele avisa que, segundo informações da própria instituição, isso deve acontecer na primeira quinzena de abril de 2022. “Ainda é pouco, vai aliviar, mas é pouco”, ressalta. Para Kassner, o Município necessita construir mais dois PAs para suprir a toda demanda dos munícipes e sugere os bairros Barra do Rio Cerro e Nereu Ramos como pontos estratégicos para isso.

Osmair Gadotti (MDB) também se manifestou durante a discussão e salientou que conversou com o secretário municipal de Saúde, Alceu Moretti, e foi informado de que as unidades básicas de saúde administradas pela pasta vão estender os seus horários de funcionamento. Segundo ele, quatro delas devem, em breve, atender à população jaraguaense das 7h às 19h, sem fechar para almoço. Atualmente as unidades trabalham das 7h até às 16h30. Kassner e Gadotti foram autores de uma indicação que pedia ao Executivo a mudança no horário. Segundo eles, por conta desse curto horário de funcionamento, muitos moradores ficam desassistidos e acabam procurando os hospitais. Gadotti ainda relata que as UBSs também poderão funcionar como PAs.

Para completar, o presidente da Câmara, Jair Pedri (PSD), anunciou uma visita que os vereadores jaraguaenses farão ao Hospital São José no próximo dia 12 de abril. Ele ressalta que, desta vez, os parlamentares vão poder verificar todas as instalações da entidade e entender com mais profundidade as suas demandas e capacidades. Em 2021, os parlamentares municipais também fizeram uma visita ao HSJ, ainda sob as condições e restrições da pandemia de covid-19.

Confira a sessão:

Sessão Ordinária - 29/03/2022